Por que os clubes descendentes de italianos tinham o nome de Palestra?

O leitor Alfredo postou uma seguinte dúvida: por que os clubes descendentes de italianos no Brasil tinham o nome de Palestra?

Palestra Itália Futebol Clube

O Palmeiras, em São Paulo, e o Cruzeiro, em Belo Horizonte, foram fundados com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, ambos formados por descendentes e/ou imigrantes italianos em suas respectivas cidades. No Paraná, também houve um clube de futebol chamado Palestra, mas esse era Palestra Itália Futebol Clube. O Palestra Paranaense, por sua vez, fundiu-se com o Britânia e o Ferroviário em 1971, para formar o Colorado Esporte Clube. Em 1989 o Colorado fundiu-se com o Pinheiros e formou aquele que ficou conhecido como Paraná Clube.

Segundo o oráculo,

Palaestra é uma palavra latina derivada do grego παλαίστρα, que por sua vez deriva do verbo παλαίω, significando “lutar”. De facto, a palestra (como pode ser grafada modernamente) era, na Grécia e Roma antigas uma construção que abrigava uma escola de luta corporal. Funcionava como escola de treinamento e também como local de convívio social masculino, já que mulheres não eram admitidas. Geralmente, mas não obrigatoriamente, eram anexos aos gymnasium, local fechado para treinamento. Modernamente pode designar um campo retangular cercado e descoberto, para a prática de esportes coletivos como o futebol ou ainda, em sua grafia moderna, uma conferência pública em tom coloquial.

Vale lembrar também que a palavra Palestra em italiano, significa ginásio em português. Seria então como os times se chamassem Ginásio Itália, ou mesmo Ginástico.

Uma resposta para Por que os clubes descendentes de italianos tinham o nome de Palestra?

  1. James disse:

    Em fevereiro de 1942 o Palestra Itália mudava para Paranaense F.C.

    Em 1943, o Paranaense F.C. (antigo Palestra Itália), mudou o nome para Clube Atlético Comercial, continuando a adotar verde na sua camisa.

    Em janeiro de 1946, o C.A Comercial (Antigo Palestra Itália e Paranaense), resolveu trocar de nome, passando a chamar-se Sociedade Esportiva Palmeiras.

    Em 1950 o clube volta a se chamar Palestra Itália.

    Para saber mais histórias do Palestra Itália, visitem o blog.

    http://historiadoparanaclube.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: