Campeões pela América do Sul

O mês de dezembro foi de decisão nos campeonatos nacionais em toda a América do Sul. Na maioria destes países, são disputados dois campeonatos por ano, geralmente chamados de Apertura e Clausura.

Independiente Medellín O Independiente Medellín venceu neste último domingo por 3 a 2 (placar agregado) o Atlético Huila na final da Copa Mustang II (ou Torneio Finalización) e se tornou o segundo campeão colombiano do ano de 2009. Foi o 5º título nacional do clube. O outro campeão do ano (Torneio Apertura / Copa Mustang I) havia sido o Once Caldas, em junho.

Banfield Na Argentina, o Banfield, apesar da derrota para o Boca Juniors por 2 a 0 em La Bombonera, sagrou-se campeão do torneio Apertura 2009, válido pela temporada 2009/2010. O clube terminou com 41 pontos contra 39 do segundo colocado, o Newell’s Old Boys. Foi o primeiro título nacional do clube alviverde.

No Brasil, na última rodada havia quatro equipes com chances de conquistar o título. Melhor para o Flamengo, que venceu o Grêmio no Maracanã e conquistou o seu sexto Campeonato Brasileiro, o que não acontecia desde 1992. O Flamengo terminou a competição com 67 pontos, dois a mais que Internacional e São Paulo.

Colo-Colo No Chile deu Colo-Colo, que venceu a Universidad Católica por 6 a 4 (placar agregado) nas finais do Torneio Clausura 2009 e conquistou seu 29º campeonato chileno. O outro campeão do ano de 2009 havia sido a Universidad de Chile, que conquistou o Apertura 2009 em julho.

Deportivo Quito No Equador, o Deportivo Quito venceu o Deportivo Cuenca por 4 a 3 (placar agregado) e conquistou a Serie A. Foi o quinto campeonato conquistado pela equipe. No Equador, assim como no Brasil, existe somente um campeonato nacional por ano, mas lá o campeonato acontece entre janeiro e dezembro.

Nacional do ParaguaiNo Paraguai, o Nacional somou 41 pontos, um a mais que o Libertad e conquistou o Torneio Clausura. Foi o sétimo título paraguaio do Nacional. O campeão do Torneio Apertura, o outro campeonato de 2009, havia sido o Cerro Porteño, em julho.

Universitario No Peru, este ano houve o fim do sistema de Apertura e Clausura. No Torneo Descentralizado, o Universitario venceu os dois jogos da final contra o Alianza Lima e conquistou seu 25º campeonato peruano.

No Uruguai e na Venezuela, acabaram os torneios Apertura da temporada 2009/2010, mas seus vencedores não são considerados campeões nacionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: