Rio Branco de Andradas fora do Mineiro 2010

Rio Branco de AndradasTradicional clube do sul de Minas, o Rio Branco de Andradas anunciou o fim do seu departamento de futebol. O principal motivo para este acontecimento foi as enormes despesas que o clube alegava ter com a reforma e manutenção do estádio municipal Juscelino Kubitschek (conhecido como Parque do Azulão), que era pertencente à prefeitura, mas que encontrava-se sobre regime de comodato para o Rio Branco (assim como o Independência está para o América, em Belo Horizonte). O estádio tem a capacidade de 5.000 pessoas e por isso, não pôde realizar a partida da semifinal entre Rio Branco e Atlético, no campeonato mineiro deste ano (as duas partidas foram realizadas no Mineirão). Na semana passada o Rio Branco devolveu o estádio à prefeitura, assim como também finalizou sua parceria com a Icasa (Indústria Cerâmica Andradense), que patrocinava o time há 22 anos.

O Rio Branco participou 18 vezes do Campeonato Mineiro da primeira divisão (o que é conhecido atualmente como Módulo I): de 1987 a 1993, 1995, 1996, de 1999 a 2004 e de 2007 a 2009. Venceu a segunda divisão (o módulo II) em 1998 e 2006. O Azulão da Mantiqueira também ganhou o título simbólico de “Campeão Mineiro do Interior” em 1990, 1992 e 2009.

Houve a possibilidade de a “franquia” Rio Branco se mudar para a cidade de Montes Claros nesse período, com o clube se chamando Rio Branco-Funorte, mas a ideia não foi colocada em prática. A diretoria pretende voltar com o futebol daqui a três anos e nesse período, encontrar parceiros para construir um estádio próprio (que também se chamará Parque do Azulão). Sendo assim, quando voltar, o clube terá que disputar a Segunda Divisão (que na verdade é a terceira).

América de Teófilo OtoniSem o Rio Branco, a FMF se reuniu extraordinariamente com os clubes do módulo I para definir quem ocuparia a vaga do Azulão. Somente os rivais da Caldense se opuseram à participação de um novo clube, sendo o campeonato seria disputado por apenas 11 equipes. Mas os outros 10 clubes apoiaram a decisão de que o terceiro colocado do módulo II de 2009 subisse para a primeirona. Dessa forma, o América de Teófilo Otoni fará sua estreia na elite do futebol do estado. O América teve uma ascenção meteórica: em 2008 estava na terceira divisão, terminando em segundo lugar; em 2009 já disputou a segunda divisão, ficando na terceira colocação; e ano que vem, como já foi dito, disputará a primeira divisão. O América será também o primeiro clube da cidade de Teófilo Otoni a disputar a primeira divisão. Vale lembrar que o atacante Fred (ex- Cruzeiro e Lyon, atualmente no Fluminense) é natural do município, embora tenha começado a carreira em outro América, o de Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: