América Mineiro conquista a Série C

Ao vencer ontem o ASA de Arapiraca por 1 a 0 (também havia ganhado a primeira partida em Alagoas por 3 a 1) o América Mineiro conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro de 2009. O Coelho volta a ganhar um título nacional após 12 anos, quando venceu a Série B, inclusive com o mesmo treinador, Givanildo Oliveira. Na campanha vitoriosa desse ano, o América disputou 14 partidas, vencendo 9, empatando 2 e perdendo 3, com 69% de aproveitamento. Com o título, o América voltará a disputar a segunda divisão do Brasileiro, a qual disputou pela última vez em 2004. Também disputarão a Série B 2010 ASA, Guaratinguetá (SP) e Icasa (CE).

América Mineiro campeão da terceira divisão 2009

Foi o décimo-segundo título nacional de um clube mineiro. O Cruzeiro lidera a lista com seis conquistas (4 Copas do Brasil, 1 Taça Brasil e 1 Campeonato Brasileiro da primeira divisão). Em seguida vêm América (1 Brasileiro da segunda divisão e 1 da terceira) e Atlético (1 Brasileiro da primeira e um da segunda divisão). Os dois títulos restantes são da segunda divisão: um do Villa Nova e um do Uberlândia.

Embora seja o maior campeão nacional de Minas Gerais, o Cruzeiro não vence um torneio desde 2003, quando conquistou a Série A do Brasileirão. Com uma campanha memorável, a equipe cinco estrelas, comandada pelo craque Alex, marcou 100 pontos em 46 partidas, no primeiro campeonato disputado no sistema de pontos corridos. Antes disso, o clube só havia conquistado o maior torneio do futebol brasileiro em 1966, quando conquistou a Taça Brasil vencendo o lendário Santos de Pelé, então pentacampeão do torneio, ganhando as duas partidas da final (6 a 2 no Mineirão e 3 a 2 no Pacaembu). Além disso, é o maior campeão da Copa do Brasil (juntamente com o Grêmio), com quatro títulos: 1993, 1996, 2000 e 2003.

Cruzeiro campeão brasileiro 2003

O Atlético Mineiro, por sua vez, foi o campeão do Primeiro Campeonato Nacional de Clubes, o que hoje seria o equivalente à Série A do Campeonato Brasileiro, em 1971. No triangular final, a equipe superou São Paulo e Botafogo. O clube alvinegro só voltou a conquistar um título nacional 35 anos depois, o título da segunda divisão do futebol nacional, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2006, já no sistema de pontos corridos.

Atlético Mineiro campeão brasileiro segunda divisão 2006

Ainda em 1971 outro clube mineiro centenário, o Villa Nova, de Nova Lima, foi campeão do Campeonato Nacional de Clubes da Primeira Divisão, o que, na época, seria a segunda divisão, ou Série B do Campeonato Brasileiro. Na final, o Leão do Bonfim venceu o Remo, do Pará, em duas das três partidas e foi o campeão. Entretando, nas duas primeiras edições da segunda divisão, o campeão não subia para a primeira divisão no ano seguinte. Em 1972 o Villa sequer disputou a segunda divisão novamente, esta que só contou com a participação de equipes da região Nordeste do país.

Villa Nova campeão brasileiro da segunda divisão 1971

Por fim, faltou citar o Uberlândia. Entre 1980 e 1983 e em 1985, a primeira divisão do campeonato brasileiro era chamada de Taça de Ouro, e a segunda divisão de Taça de Prata. Em 1984, porém, a primeira divisão se chamou Copa Brasil e a segunda divisão de Taça CBF. Em todos esses anos, os critérios de classificação para o campeonato brasileiro das duas divisões era a posição no campeonato estadual do ano anterior. O clube do triângulo terminou na quarta colocação o Campeonato Mineiro de 1983, e juntamente com o América, o terceiro colocado, foram os representantes de Minas Gerais na Taça CBF de 1984. Naquele ano, o campeão da segunda divisão ganhava uma vaga já na terceira fase do campeonato do mesmo ano (!!!) e assim foi com o Uberlândia. Na prática, o clube poderia conquistar as duas divisões do campeonato no mesmo ano! Dentre os quatro grupos da terceira fase, o Uberlândia caiu junto com Vasco (que seria o vice-campeão), Fortaleza e Coritiba, mas ficou em terceiro lugar e foi eliminado. Entretanto, como critério estatístico, o Uberlândia ficou em 16º lugar na primeira divisão de 1984. O Uberlândia voltou a disputar a primeira divisão em 1985, mas com uma campanha fraca terminou em 33º entre 44 clubes.

Uberlândia campeão brasileiro da segunda divisão 1984

2 respostas para América Mineiro conquista a Série C

  1. Alfredo disse:

    Po, Romeiro, faltou a foto da camisa do América! Cê ta fanfarrão demais…. Francamente…

  2. Brenner disse:

    Já tem mais de um mês que o américa foi campeão sô! Publica aí as chances do CRUZEIRO se classificar pra libertadores do ano que vem.

    abração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: