Arábia Saudita fora: Bahrein enfrentará Nova Zelândia

Ontem, em Riad, o Bahrein empatou por 2 a 2 com a Arábia Saudita e é o classificado da AFC para a repescagem contra a OFC, valendo uma vaga na Copa do Mundo. Como a primeira partida havia ficado 0 a 0, o Bahrein classificou-se por ter feito mais gols fora de casa.

Os sauditas iam a todas as Copas desde 1994, quando conseguiram sua melhor colocação, chegando às oitavas de final, sendo eliminados pela Suécia. Nas outras três Copas, foram eliminados ainda na Primeira Fase. Já o Bahrain tem a chance de chegar ao seu primeiro mundial. Nas últimas eliminatórias, a equipe chegou perto da vaga. Em 2006, após vencer o Usbequistão, também chegou à repescagem, naquela oportunidade contra uma equipe da CONCACAF, Trinidad & Tobago, mas foi eliminada pelo critério de gols marcados fora de casa.

Já os neozelandeses têm a chance de voltar à Copa do Mundo após 28 anos. Em 1982, sua única participação, os All Whites foram eliminados ainda na primeira fase, perdendo inclusive para o Brasil. Essa talvez seja a oportunidade mais clara para a Nova Zelândia voltar ao Mundial. A Austrália, principal equipe da Oceania, a partir destas Eliminatórias, jogou no grupo asiático, onde por sinal também classificou-se. Além disso, o clube representante da OFC (Federação da Oceania) agora joga contra uma equipe da AFC (Ásia), ao contrário do que acontecia antes, quando enfrentava uma equipe da CONMEBOL (América do Sul), teoricamente mais difícil.

Em 1998, quando a Copa passou a ter 32 times, o campeão da OFC enfrentou também uma equipe da AFC. Naquela ocasião, a Austrália foi eliminada pelo Irã. Em 2002, a Austrália novamente foi eliminada na repescagem, dessa vez para o Uruguai (CONMEBOL). Já a equipe da AFC, novamente o Irã, também enfrentou um adversário mais difícil, da UEFA (Europa), a Irlanda, e foi eliminado. Em 2006, os confrontos de repescagem mudaram um pouco. Os times europeus jogavam entre si. Já o representante da AFC (Ásia) passou a enfrentar um time da CONCACAF (América Central e do Norte). Assim, como já disse, Trinidad & Tobago venceu o Bahrein e foi à Copa. No confronto OFC x CONMEBOL, a Austrália obteve sua revanche contra o Uruguai, vencendo nos pênaltis.

Para a Copa de 2010 os confrontos mudaram novamente. Além do confronto AFC x OFC (Bahrein x Nova Zelândia), o quinto colocado da CONMEBOL (no momento a Argentina) enfrentará o quarto colocado da CONCACAF (no momento Costa Rica). Esses confrontos teoricamente são mais equilibrados.

2 respostas para Arábia Saudita fora: Bahrein enfrentará Nova Zelândia

  1. Alvaro disse:

    Belo post… muito informativo.
    Essa camisa da Nova Zelândia é muito linda, meu sonho de consumo. Mas eles já estão usando uma mais recente (que nao acho mais bonita do que a anterior).

    Segue o link:

    http://www.soccershopusa.com/ViewImages.asp?ProductID=3471

    abraco

  2. Alvaro disse:

    Essa camisa que postei o nick eles ja usaram na Copa das Confederações inclusive, o interessante é que é um template único, pelo menos entre as camisas de seleção.

    Se nao me engano ja vi esse template figurando em times ingleses de pouca expressao (3a divisao pra baixo).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: