Brasil se classifica para a Copa 2010

Com a vitória de ontem por 3 a 1 sobre a Argentina, no estádio Gigante de Arroyito, em Rosario, a Seleção Brasileira garantiu a classificação matemática para a Copa do Mundo do ano que vem. A classificação foi obtida assim na 15ª rodada, com três de antecipação.

Nas eliminatórias para a Copa de 2006, o Brasil garantiu a classificação no dia 4 de setembro de 2005, com a vitória de 5 a 0 sobre o Chile, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Era a 16ª rodada das Eliminatórias Sulamericanas, ou seja, duas de antecipação. A Seleção ainda terminou em primeiro lugar no grupo sulamericano.

Para a Copa de 2002, o sofrimento durou até a última rodada. Era a primeira vez que a Seleção jogava as eliminatórias sulamericanas em seu novo sistema de classificação: todos contra todos, em turno e returno, classificando-se diretamente os quatro primeiros. Em 14 de novembro de 2001, com a vitória de 3 a 0 sobre a Venezuela, no Castelão, em São Luís, o Brasil conseguiu a suada classificação para a Copa de 2002 em 3º lugar, na qual seria campeão.

Como era o atual campeão mundial, o Brasil não disputou as eliminatórias para a Copa de 1998, uma vez que já tinha vaga garantida. Foi a penúltima vez que isso aconteceu. Depois disso, somente a França, campeã de 1998, já tinha vaga garantida para o Mundial seguinte. Brasil, campeão de 2002, e Itália, campeã de 2006, disputaram as Eliminatórias para as Copas seguintes normalmente.

Para a Copa de 1994, o sistema das Eliminatórias Sulamericanas era diferente. As dez seleções eram teoricamente divididas em dois grupos de cinco, mas naquela época o Chile cumpria uma suspensão da FIFA e não disputou as Eliminatórias. Em cada grupo, as seleções se enfrentavam em turno e returno, classificando-se automaticamente os campeões de cada grupo, mais o melhor segundo colocado. O outro segundo colocado ia para a repescagem. Além disso, os jogos eram disputados em apenas dois meses, entre julho e setembro, no ano anterior à Copa.

O Brasil garantiu a sua classificação também apenas na última rodada, com a vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai no Maracanã. Era o dia 19 de setembro de 1993 e com o empate da também classificada Bolívia com o Equador, o Brasil ainda terminou em primeiro no seu grupo.

As Eliminatórias Sulamericanas (CONMEBOL) propriamente ditas começaram para a Copa de 1958. De 1958 a 1990, geralmente as 10 Seleções (em algumas ocasiões 9) eram divididas em três grupos, variando o critério de classificação e o número de vagas.

Em 1930, os países foram convidados a participar da Copa, não houve classificação em nenhum continente. Em 1934, somente Brasil e Peru mostraram interesse em disputar o mundial. Mas o Peru desistiu antes mesmo de jogar contra a Seleção, Brasil classificado. Em 1938, foi a vez da Argentina registrar sua participação no mundial com a FIFA, mas desistir antes de enfrentar o Brasil, que novamente se classificou automaticamente. Em 1950, o Brasil se classificou para a Copa automaticamente, como país-sede. Dessa vez, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Paraguai e Uruguai inscreveram-se para as eliminatórias. Argentina, Peru e Equador, porém desistiram antes mesmo de jogar, com os outros quatro países se classificando. A primeira partida de eliminatórias que o Brasil foi disputar aconteceu somente para a Copa de 1954. Vitória sobre o Chile por 2 a 0, em Santiago, no dia 28 de fevereiro de 1954. Além dos dois, o Paraguai também disputou uma vaga para a Copa, uma vez que o Peru retirou-se antes do início da competição e as demais seleções sulamericanas sequer se inscreveram para a Copa.

Com a vaga garantida ontem, o Brasil se tornou mais do que nunca o único país a disputar todas as 19 Copas do Mundo, inclusive a próxima, a 20ª, em 2014, por ser o país-sede.

Uma resposta para Brasil se classifica para a Copa 2010

  1. Mari disse:

    Mesmo tendo gente torcendo contra né…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: